Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

Novidades

31/03/2011 16:39

O que é PMI (Produção Mensal Industrial)?

A pesquisa mensal industrial do IBGE fornece, mensalmente, uma estimativa do movimento do produto da indústria em termos físicos. Trata-se de um índice de quantum (análise das quantidades produzidas), cuja a base de comparação instituída pelo IBGE é atualmente o ano de 1991.

O índice sazonalmente ajustado é aquele que procura, através de modelos estatísticos, eliminar os movimentos previsíveis de alta ou queda de produção para cada setor. Como exemplo de um movimento sazonal, temos o tradicional crescimento da produção de bens de consumo nos últimos meses do ano, em função da expectativa de um maior volume de vendas, devido ao Natal.

Uma série ajustada sazonalmente já elimina este movimento previsível, ficando como resultado apenas a variação "pura" daquele período. Assim, hipoteticamente, se tivermos uma variação de +3%, já sazonalmente ajustada, na comparação entre a produção de um determinado bem no mês de novembro de 1996, em relação à realizada em fevereiro de 1996, isto representaria que, já descontado o movimento médio esperado para o período, houve um crescimento de 3% na produção - o ajuste sazonal torna possível a comparação "pura" entre dados.

Leia mais

—————

29/03/2011 16:19

O que é e como funciona o IOF?

É um imposto que incide sobre as operações financeiras realizadas no sistema bancário com alíquota de 0,38%. O IOF é gerado nos seguintes momentos: (i) nas operações relativas a títulos mobiliários quando da emissão, transmissão, pagamento ou resgate destes títulos; (ii) nas operações de câmbio, na efetivação do pagamento ou quando colocado à disposição do interessado; (iii) nas operações de seguro, na efetivação pela emissão de apólice ou recebimento do prêmio; (iv) nas operações de crédito, quando da efetivação de entrega parcial ou total do valor que constitui o débito, ou quando colocado à disposição do interessado (neste item inclui-se o IOF cobrado quando do saque de recursos colocados em aplicação financeira, quando resgatados em menos de 30 dias).

Leia mais

—————

28/03/2011 14:07

O que é Superávit Primário?

O superávit primário é o resultado positivo das contas públicas, excluindo a rubrica juros (juros da dívida pública). Esses recursos são usados para o pagamento dos juros e, quando superiores a eles, são utilizados para a quitação de parte das dívidas. Nesse caso, temos um exemplo de superávit nominal, o que tende a reduzir o montante da dívida pública.

Leia mais

—————

28/03/2011 14:06

PIB

 PIB ou Produto Interno Bruto é a soma de todos os bens e serviços finais produzidos dentro do território econômico de um país, independentemente da nacionalidade dos proprietários das unidades produtoras. Não são consideradas as transações intermediárias, é medido a preços de mercado e pode ser calculado sob três aspectos: Produção, Renda e Dispêndio (ou gastos dos integrantes da economia).

Leia mais

—————

16/03/2011 09:09

O que é e como funciona a PTAX (Taxa média de compra de dólar ponderada)?

Ptax é uma taxa de câmbio calculada ao final de cada dia pelo Banco Central do Brasil. Consiste na taxa média de todos os negócios com dólares realizados naquela data no mercado interbancário de câmbio com liquidação em D2 (dia útil mais dois dias úteis). Essa média é obtida após a exclusão de 5% das cotações mínimas e máximas para evitar uma contaminação da média geral.

Leia mais

—————

15/03/2011 10:23

O que são Bancos de Investimento?

 Os bancos de investimento são instituições financeiras privadas especializadas em operações de participação societária de caráter temporário, de financiamento da atividade produtiva para suprimento de capital fixo e de giro e de administração de recursos de terceiros. Devem ser constituídos sob a forma de sociedade anônima e adotar, obrigatoriamente, em sua denominação social, a expressão "Banco de Investimento".

Não possuem contas correntes e captam recursos via depósitos a prazo, repasses de recursos externos, internos e venda de cotas de fundos de investimento por eles administrados. As principais operações ativas são financiamento de capital de giro e capital fixo, subscrição ou aquisição de títulos e valores mobiliários, depósitos interfinanceiros e repasses de empréstimos externos.

Leia mais

—————

15/03/2011 03:44

O que é PMC (Pesquisa Mensal do Comércio)?

A Pesquisa Mensal de Comércio produz indicadores que permitem acompanhar o comportamento conjuntural do comércio varejista no país, investigando a receita bruta de revenda nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, e cuja atividade principal é o comércio varejista.

A pesquisa foi iniciada em janeiro de 1995, apenas na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, produzindo indicadores de faturamento real e nominal, pessoal ocupado e salários e outras remunerações. A partir de 1997, a pesquisa foi expandida para as Regiões Metropolitanas de Recife e Salvador. A versão da pesquisa com abrangência nacional teve início no ano 2000, produzindo indicadores de volume e nominal, desagregados em cinco grupos de atividades, para o Brasil e os Estados do Ceará, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Goiás e Distrito Federal.

Para as demais unidades da federação, são divulgados indicadores para o comércio varejista, sem desagregação. A partir de janeiro de 2004 iniciou-se a série da pesquisa, com base 2003. A série 2003expande a abrangência dos indicadores incluindo o comércio de material de construção e dá inicio a série de índices do Comércio Varejista Ampliado, que agrega, aos índices do varejo, as atividades "Veículos, motocicletas, partes e peças" e "Material de construção", que incluem o ramo atacadista.

Leia mais

—————

14/03/2011 10:53

O que é Mark-to-Market - (MtM)?

É o procedimento de "marcar a mercado". Consiste em medir diariamente o valor de mercado dos ativos e títulos que compõem a carteira dos Opções de Investimentos. Este procedimento difere da avaliação puramente contábil, que mede o valor dos ativos pelo preço de sua aquisição original, enquanto que o MtM utiliza o preço de reposição dos ativos, ou seja, qual seria o valor despendido para adquirir a mesma quantidade do ativo no dia.

Leia mais

—————

11/03/2011 14:38

Agências de Rating

 Empresas de renome, amplamente reconhecidas e respeitadas na análise de risco de instituições públicas e privadas, financeiras ou não. Por meio de análises criteriosas, estas agências atribuem uma classificação (rating) às empresas ou aos países analisados que serve como um indicador de risco para quem quer investir nesse país ou nessa empresa. Exemplos de agências de rating: S&P, Moody´s, Atlantic Rating, Lipper, etc

Leia mais

—————

10/03/2011 17:26

O que é Sondagem do Consumidor (Confiança do Consumidor)?

 A Sondagem de Expectativas do Consumidor da IBRE/FGV é uma pesquisa mensal que procura captar o sentimento do consumidor em relação ao estado geral da economia e de suas finanças pessoais. Quando o consumidor está satisfeito, e otimista em relação ao futuro, tende a gastar mais; quando está insatisfeito, pessimista, gasta menos. A confiança do consumidor, portanto, atua como fator redutor ou indutor do crescimento econômico.O monitoramento do sentimento do consumidor tem o objetivo de produzir sinalizações de suas decisões de gastos e poupança futuras, constituindo indicadores úteis na antecipação dos rumos da economia no curto prazo.

Iniciada em 2002, a pesquisa teve revisão metodológica em outubro de 2005, quando foi adequada às melhores e mais recentes práticas internacionais. A coleta de dados envolve uma rede de mais de dois mil informantes em sete das principais capitais brasileiras – Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Recife, Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo. A margem de erro é de 2,2% e a confiabilidade probabilística, 95%.

Leia mais

—————


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

 


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina