14/02/2011 10:22

DividendosxCrescimento orgânico

    Certa vez estávamos conversando com um colega sobre investimentos de longo prazo e eu, como sempre, defendia a idéia propagada por Benjamin Graham de que a média sempre vence, compras graduais de bons ativos geram riqueza no futuro.

Mas aí emperramos na questão de "quais saõ estes bons ativos?"

Ele vinha pesquisando ações para compra e defendia que a melhor opção seria comprar empresas em crescimento (Growth Stocks), pois além da grande possibilidade de crescimento orgânico, muitas pagam dividendos estratosféricos.

Vejam que a idéia não é de toda má: Juntar as duas formas de ganho em uma compra só, mas aí eu fiz a pergunta: como saber se você não está comprando no preço que ninguém mais irá pagar?

Opa, a ação vira uma pagadora de dividendos certo? Certo. Mas até quando? até ela quebrar? E se ela parar de pagar estes dividendos? Venda? Sem obter retorno por sua compra?

Quer dizer, é uma loteria.

Por isso que as groth stocks são tratadas com todo o "carinho" por BG, pois elas tem uma atração gigatesca por capital novo e que quer lucro rápido.

BG mostra em seu livro "O Investidor Inteligente" que muitas empresas foram Growth e tornaram-se estáveis e ainda estão na bolsa de NY, mas muito mais são as que estouraram na compra e definharam logo em seguida. Não vale o risco!

Colocar todo o capital em ativos bons pagadores de dividendos então deve ser considerado? Caso seu objetivo seja permanecr para sempre com eles: Sim. Vejam que uma empresa que paga bem é por que o dinheiro investido nela mesma não gera lucro....... esta empresa não é um bom investimento para longo prazo, empresa boa gera lucro, paga dividendos sempre e cresce.

Qualquer outra opção é mera ilusão de ganho, que podem ser muito bons em alguns períodos, mas no longo prazo vai corroer seu capital.

Deve-se sempre procurar empresas que cresceram no passado, tem forte estrutura patrimonial, controle sobre dívidas de longo e curto prazo, sempre pagaram os dividendos, mantem os lucros no mínimo estáveis, tenham histórico de preços de pelo menos 5 anos cotados na bolsa com variação crescente na média e finalmente atue em setores da economia com baixa concorrência.

Bons negócios, sempre!

—————

Voltar