09/06/2010 21:09

Contabilidade sob o ponto de vista do investimento em ações

    Para um investidor, seja de longo prazo ou vitalício a análise fundamentalista é imprescindível para definição de qual empresa ou empresas estão "saudáveis" o suficiente para que seu crescimento seja contínuo e isto reverta em aumento no valor da cotação e em pagamentos de bônus, sejam  dividendos ou juros sobre juros.

Quem faz esta análise são os contadores de grandes bancos e corretoras para que as indicações dadas a seus clientes sejam técnicamente embasadas. Estes setores utilizam para isto dados dos balanços patrimoniais e financeiros das empresas, e estes balanços por sua vez são obrigatoriamente publicados em jormais e sites, sempre sob o crivo de uma empresa de auditoria.

O texto do anexo faz parte da cadeira de contabilidade de pós graduação em Administração de empresas da FGV e foi enviado por um de nosso leitores.

A primeira parte trata-se de uma entrevista com o americano Benett Stewart, um dos fundadores da consultoria Stern Stewart , que desenvolveu o método de avaliação de resultado chamado economic value added (EVA ).  O texto foi publicado na revista Exame de outubro de 2003, o jornalista responsável foi Cláudio Gradilone.

O segundo texto é de  Eliseu Martins e Sérgio de Ludícibus publicado na Revista CRC-SP, 2004, e comenta a entrevista do primeiro texto.

Interessante leitura e as informações do texto nos fazem refletir sobre qual será o futuro da análise fundamentalista e o que deve ser feito no médio prazo para que novos escândalos envolvendo fraudes cantábeis não ocorram e que o controle dos serviçoes prestados sejam de plena confiança do mercado acionário mundial.

Contabilidade.pdf (183,9 kB)

—————

Voltar