15/08/2010 17:58

Benjamin Graham VII - Segundo Critério para montar carteira de investimento

    Sobre este tópico Graham escreve o seguinte:

"Cada companhia escolhida deve ser grande, conceituada e conservadoramente financiada. Indefinidos como estes adjetivos possam ser, seu sentido geral é claro"

Pela generalidade que um adjetivo possa ter, e o próprio BG levanta esta questão, ele fez questão de pormenorizar seu pensamento em mais alguns parágrafos do livro "O Investidor Inteligente".

Graham coloca limites para que uma empresa seja considerada grande, como por exemplo que as ações ordinárias representem, pelo menos , metade da capitalização total, incluindo todo o endividamento bancário, ou ainda que esteja bem conceituada dentro do seu setor, fazendo parte das 25% a 33% maiores empresas em seu setor.

Todo este conceito nada mais é uma forma do investidor tentar selecionar suas empresas, mas não há nada contra uma regra concebida pelo próprio investidor, e que não fira o conceito de "GRANDE".

As dúvidas e discusões são salutares sobre este tema pois como BG mesmo escreve no fim do parágrafo "...por permitir uma diferenciação gradual ou transição entre as categorias de ações de primeira e de segunda classe"

Na prática, em nosso mercado, a definição de grande por setor é muito fácil e até mesmo óbvia. Podendo gerar discusões e dúvidas em setores de siderúrgicas e bancos, mas com certeza as opções são todas boas, e sua determinação acaba sendo do "gosto" do investidor que estiver montando sua carteira.

Fica uma ressalva importante quanto empresas chamadas Growth stocks, que não devem ser classificadas como de primeira ou de segunda classe, e que NÃO devem fazer parte de uma carteira de investimento gradual. Não questiona-se aqui o potencial da empresa, ou a seriedade das instituições em classificá-las como Growth, mas estas empresas nãos servem e, até melhor, não cabem em uma carteira de investimento gradual segundo os critérios de Graham. Os motivos são claros, e serão descritos neste espaço no post do 4º critério.

—————

Voltar