04/07/2010 19:09

Benjamin Graham II - P/L

    Olá caro investidor, voltamos a tratar de nosso assunto preferido: investimento segundo BG (Benjamin Graham).

A relação P/L (preço/lucro) é tão famosa quanto perigosa para tomada de decisão de compra de um ativo quando avaliada sozinha, e isto serve para todas as relações e índices que existem sobre ações, por isso BG criou regras básicas que devem ser seguidas quando estamos iniciando nossos investimentos, e que devemos seguir sempre, para o resto da vida como investidor, mas estas regras serão comentadas mais a frente neste site em outro post.

P/L  é o preço que uma ação vale dividido pelo lucro que esta ação gerou no último ano (lucro por ação). Esta relação serve para verificar a "temperatura" do mercado, uma vez que a relação estando abaixo de 10 é considerada baixa, entre 10 e 20 moderada e acima de 20 considerada cara. Isto é, caso uma ação tenha um preço baixo e dê lucros altos: Desconfie (abaixo de 10), agora se ela tem um preço alto e a empresa não dá lucro: Desconfie e venda na hora, algo estranho pode estar acontecendo (acima de 20). Mas a questão é sempre acompanhar o histórico desta relação.

Alterações bruscas podem gerar oportunidades imperdÍveis de venda, para posterior recompra, ou compra da ação, mas repetimos que nunca devemos observar somente esta relação, mas que ela deve ser sempre observada e avaliada é indiscutível.

—————

Voltar