27/07/2010 21:49

Benjamin Graham IV - Ocilação de Mercado

    BG estudou e analisou meticulosamente os mercado norte americano desde seu início em 1915 até 1970 para poder escrever o livro e mostrar as estatísticas em relação as variações de mercado.

Mercado de alta é conhecido como "TOURO", pois seu ataque é sempre de baixo para cima e o mercado, chamado pelos norte americanos de short, é simbolizado pelo "URSO" que ataca de cima para baixo. BG faz questão de analisar períodos em que Touros e Ursos foram supremos um sobre o outro e nos momentos que as forças se equivaliam, e desta forma o mercado "Lateralizava", não subia e nem descia.

Uma das suas observações mais enfáticas é quanto a variação que o preço de certa ação pode ter sem nenhuma relação técnica com os fundamentos da empresa, isto é, como a especulação pode fazer uma empresa muito ruim valer 100x o valor de seu patrimônio e outra muito boa não chegar perto de seu VP.

Estas discripâncias são entendidas por ele como a natureza humana atuando no mercado de ações. O MEDO e a GANÂNCIA fazendo ações subir e descer sem nenhuma explicação. É claro que sempre vai ter um economista para tentar justificar, mas historicamente alguns erros do mercado nos fazem pensar em como nos parecemos com os animais em situações limites.

Um exemplo forte são as empresas de tecnologia, do atual índice Nasdaq, que no bum do vale do silício da década de 70 tiveram valorizações exorbitantes e que por este simples motivo não conseguiram se sustentar, fazendo dos ativos uma montanha russa... quando começavam a comprar todo mundo comprava, sem nem saber exatamente o que a empresa fazia, que as vezes tratava-se de um escritório com um computador, a empresa já era precificada em 100milhões e na verdade não valia 1mil dólares...ridículo? pois a história esta cheia disto e de como muitos ficaram milionários nestas transações....até hoje em dia temos exemplos em curso.

Corretoras indicando preços alvos são as armadilhas que BG alerta ao investidor inteligente que não caia, faça você mesmo a análise, seja simples, conheça o negócio em que vai investir, acompanhe o crescimento da empresa que pretende colocar seu dinheiro e de certa forma "associar-se".

Preços vão ocilar, faz parte da liquidez do mercado e da natureza humana atuando diariamente no pregão das grandes bolsas pelo mundo. Esta movimentação não pode interessar ao investidor. Seus objetivos são maiores e sua análise é mais profunda para que mercados touros ou ursos o façam mudar a imagem que tem da empresa quem que investe. E o melhor, o sistema de BG é simples, mas exige frieza e paciência do investidor, e é aí que muitos perdem a mão.... O investidor inteligêncte de Graham não tem QI acima da média, ele é paciente, disciplinado, ávido por aprendizagem e capaz de controlar as emoções.

—————

Voltar