18/07/2010 18:33

Benjamin Graham III - Inflação

    Silenciosa e onipresente em todas as economias mundiais, todas!!! A Inflação é com certeza um dos bons motivos de se investir em ações, mas como não poderia deixar de ser, a análise não pode ser tão simplista assim.

Em um ambiente normal, as empresas através de reajustes de preços, conseguem defender-se da inflação mantendo o lucro e fazem questão de repassar aos seus investidores a inflação de um dado período  através de dividendos e juros sobre juros.

Mas BG chama atenção para os períodos em que a inflação sobe além de 6% ao ano: em oito de quatorze anos em que isto aconteceu o mercado acionário perdeu dinheiro. Neste momento o efeito da alta da inflação é devastador, forçando os clientes a cortar seus gastos, diminuindo a atividade econômica em geral.

O estudo mostra que inflação muito baixa faz com os resultados do mercado acionário sejam ruins, com inflação branda o resultado é bom e quando é extremamente alta a situação fica caótica, sendo que os piores anos das ações coincidem com estas altas inflacionárias no mercado norte americano.

Mas qual seria a solução?

Como em todos os capítulos do livro de BG a solução é a diversificação. Neste caso a indicação são fundos fiduciários em bens imóveis e os títulos do tesouro protegidos pela inflação, mas vejam que na média estes investimentos perdem feio para uma carteira bem equilibrada de ações, portanto, só devemos migrar em períodos bens claros de recessão industrial.

—————

Voltar