24/01/2011 10:34

Abertura

    bom dia, segue comentário de abertura do site Lopes Filho para a semana:

"O Ibovespa futuro opera, neste início de manhã, em baixa. O mercado brasileiro terá uma semana mais curta, devido ao feriado da cidade de São Paulo nesta terça-feira. No exterior as bolsas europeias seguem sem direção, com resultados divergentes do setor de serviços e industrial da região.

O índice Markit composto da Zona do Euro, baseado em resultados parciais de uma pesquisa com empresas de manufatura e serviços, avançou de 55,5 em dezembro para 56,3 em janeiro. Quando analisados serviços e indústria individualmente, é possível notar uma melhora no setor de serviços puxados pelo bom desempenho da Alemanha, o que compensou a performance do setor manufatureiro, que ainda demonstra fraqueza.

Outro indicador que mede o desempenho da Alemanha mostrou melhora do país no setor de serviços e dificuldades no setor industrial. O índice de atividade no setor privado (PMI) atingiu 61 pontos em janeiro ante 60,3 em dezembro. O setor de serviços mostra um forte crescimento com uma leitura de 60, contra 59,2 há um mês atrás, quando a expectativa era de queda para 59. Já o PMI industrial foi de 60,2 em janeiro ante 60,7 em dezembro, ficando abaixo das projeções do mercado de 60,9.

No mercado doméstico, a FGV divulgou a terceira quadrissemana do IPC-S de janeiro, que assinalou alta de 1,18% ante expectativa 1,11%. Nessa apuração, destaque para os grupos Transporte e Educação, que contribuíram para a alta do índice. Além disso, o Bacen em seu boletim da Focus semanal apresentou expectativa de inflação de 5,53% para este ano, ante projeção anterior de 5,42%. Mais tarde será anunciado o resultado da balança comercial na terceira semana de janeiro, que tem superávit acumulado de US$ 10 milhões até a segunda semana do mês.

Os dados atentam para uma pressão inflacionária. Para frear os indicadores que vem avançado a cada mês devido ao aumento das commodities agrícolas em todo mundo, medidas adicionais de aperto monetário poderão ser vistas em 2011 além de expectativa de cortes de gastos do governo.

Destacamos na agenda nacional desta semana a divulgação dos indicadores de preço (IPC-Fipe, IGP-M, IPC-S e IPCA-15), a Pesquisa Mensal de Emprego de dezembro, os dados do setor externo e política monetária e crédito de dezembro do Bacen, além da ata do Copom. Na pauta dos EUA destaque para a reunião do Fomc, as vendas de imóveis novos e pendentes de novembro e a prévia do PIB no 4º trimestre.

Segundo nossa equipe de análise técnica, no encerramento da semana pareciam maiores as chances de que o Ibovespa testasse a reta de suporte de alta que sustenta a trajetória positiva (neste momento em mais ou menos 68.500 pontos), que se for perdida poderá trazer o índice para as proximidades do fundo formado em 66.947 pontos. Como o índice ainda oscila no intervalo entre topo e fundo, ou seja, no intervalo entre retas de tendência, previsões mais longas agora são precipitadas, já que é o tipo de situação que poderá pender para qualquer lado.
 

Lembramos que o Ibovespa é um índice, ou seja, reflete apenas o comportamento misturado das ações líderes, de modo que as análises individuais devem ser observadas no módulo de Análise Gráfica.

Bom dia e bons negócios! "

Bons trades a todos e não esqueçam que amanhã é feriado pelo dia de São Paulo e não teremos pregão!
 

—————

Voltar