07/08/2010 23:27

Benjamin Graham V - Critérios para montar carteira de investimento gradual

Como bem questionado por um dos nossos leitores, a montagem de uma carteira de investimento é o passo mais importante para o sucesso de um investidor.

Os critérios de BG devem ser os alicérces da escolha das ações das quais nos associaremos por um tempo infinito, pois a idéia do investimento gradual só ganha força se considerado um prazo grande de manutenção da carteira, fazendo pequenos ajustes dos percentuais  de participação de cada empresa, uma vez que uma pode se valorizar mais que outra dentro de um período de tempo.

Desta forma seguem as quatro regras de BG para um investidor defensivo montar sua carteira de investimento, visando ganhos pelo preço médio e dividendos das empresas:

1 - Deve haver uma diversificação de papeis em sua carteira, dentro de um limite mínimo 10 e máximo de 30 empresas;

2 - Cada empresa escolhida deve ser grande, conceituada e bem estabelecida financeiramente.;

3 - As empresas devem ter um histórico longo e ininterrupto de pagamento de dividendos;

4 - O investidor deve impor um limite para o valor que pagará por uma ação em relação a seus lucros médios de digamos 25 vezes os lucros, desta forma empresas com ganhos muito grandes são excluídas da lista, e existe um motivo para isto!

São quatro fundamentos que devem ser estudados e discutidos com cuidado e carinho. Desta forma nos post futuros esmiuciaremos cada ponto citado.

 detalhados no livro "O Investidor Inteligente", onde ele além de indicar os critérios a serem observados, ele os explica e posiciona históricamente sua importância desde os primórdios do mercado de ações norte americano.

 

—————

Voltar